(32) 3333-1038




Como usar a estratégia CROSS-SELL e UP SELL para potencializar os resultados contábeis e tributários


20/01/2022

Em um mercado competitivo, a grande batalha diária dos empresários é aumentar seus resultados, para isso é preciso ter um diferencial que atraia seus clientes e possibilite atrair novos clientes e aumentar o faturamento do negócio.

CROSS-SELL 

É uma venda cruzada, é ofertar um produto ou serviço complementar ao já adquirido pelo cliente. 

Exemplo:  

Imagina uma empresa que oferece serviços contábeis e também serviços de recuperação de créditos tributários. Quando o cliente contrata os serviços contábeis, é oferecido o serviço de recuperação tributária como oferta adicional ou uma consultoria tributária.

É importante frisar que, para ter maiores resultados no CROSS-SELL, a oferta de venda deve ter uma condição espetacular para ser adquirida naquele exato momento, para que cative o comprador dos serviços a não deixar essa compra para um segundo momento, pagando mais caro por ela.

UP SELL

É dar um up grade na compra do cliente, em resumo é o incentivo dado a ele para que melhore a experiência dele com sua empresa, ofertando um produto melhor com uma condição especial.

Exemplo:

Imagina uma empresa contratando os serviços contábeis, e por mais um valor adicional, é realizada a revisão fiscal dos últimos 05 anos, gerando segurança para o negócio do seu cliente, ou é realizado um planejamento tributário para o ano seguinte. 

Em ambos os cenários, o intuito é o aumento de receita do negócio, que transforma uma venda em uma receita maior. Porém, é importante entender que a utilização dessas estratégias deve estar atrelada com a real necessidade do cliente, nesse momento é importante entender a dor que ele está vivenciando naquele momento.

Como identificar a dor do cliente?

A melhor forma de identificar a necessidade do seu cliente é ouvindo-o. Um dos grandes erros cometidos pelos setores comerciais das empresas é ofertar produtos sem ao menos entender a sua necessidade, correndo risco de tornar uma possível oferta de aumento de faturamento em uma frustração por desconhecer o cliente.

Imagina que o cliente está passando por dificuldades financeiras, e sua oferta de Up Sell ou Cross-Sell seja para planejamento de expansão do negócio, muito provavelmente, não haverá essa conversão, uma vez que a necessidade atual é resolver suas finanças. 

Mas, ao contrário dessa situação, se sua oferta for uma análise no passado para recuperar os impostos pagos indevidamente, que irá gerar caixa a empresa para sanar o endividamento bancário, a possibilidade de conversão é extremamente ampliada.

Análise estratégica

Perceba que em ambas as situações o produto pode ser o mesmo (recuperar impostos), porém, a finalidade é o que vai fazer a diferença para tornar a negociação assertiva.

A conclusão que chegamos nesse caso é: NÃO VENDA PRODUTO, VENDA SOLUÇÕES!


Fonte: Contábeis



Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest





Venha fazer uma
parceria de Sucesso!

VAI ABRIR UMA EMPRESA?

Agende sua reunião
com um contador