(32) 3333-1038




Pró-Mãe: programa apoia lactante no retorno ao trabalho


20/05/2022

A Câmara dos Deputados lançou o Programa de Acompanhamento e Apoio à Mãe Nutriz (Pró-Mãe), que prevê salas exclusivas para amamentação e extração de leite materno, além de jornada especial para as lactantes e acompanhamento psicossocial à mãe.

Instituído pela Portaria 90/22, o Pró-Mãe tem como objetivos incentivar a amamentação e o convívio da mãe com o bebê, bem como apoiar a lactante no retorno ao trabalho e fomentar o pleno desenvolvimento socioafetivo da criança em seus primeiros anos de vida.

A ideia do programa é fomentar o pleno desenvolvimento socioafetivo da criança em seus primeiros anos de vida, estimular a integração da mãe nutriz com a criança ao possibilitar o aleitamento materno.

Além disso, o Pró-Mãe visa assistir a mãe nutriz no retorno ao trabalho após o período da licença maternidade e proporcionar a compatibilização das atividades profissionais da mãe nutriz, que está amamentando, com aquelas inerentes à maternidade.

Pró-Mãe
A jornada especial será de 35 horas semanais, a partir da data do requerimento ao Departamento de Pessoal, até o último dia do mês em que a criança completar 24 meses, ou seja, dois anos.

A servidora Raquel Silva de Faria, mãe de Aurora, que tem 7 meses de idade, pretende usar as salas disponibilizadas tanto para amamentar a filha, quanto para fazer a extração de leite. 

“Minha intenção é seguir a amamentação até, pelo menos, os dois anos recomendados pela OMS [Organização Mundial da Saúde], e o conjunto de medidas adotados pela Câmara – salas de amamentação e adequação do horário – irão me apoiar nesta jornada”, disse.

Para ela, é importante esse reconhecimento da importância da amamentação para mães, bebês e a sociedade. "É uma forma de apoiar efetivamente esse processo", acrescentou.


Fonte: Contábeis



Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest





Venha fazer uma
parceria de Sucesso!

VAI ABRIR UMA EMPRESA?

Agende sua reunião
com um contador